IST são Infeções Sexualmente Transmissíveis, ou seja, que se transmitem de uma pessoa para outra através do contacto sexual.
A infeção por HPV é das IST mais frequentes, mas existem outras IST, para as quais a única prevenção eficaz é a utilização de preservativo. No caso da infeção por HPV o preservativo não assegura uma proteção completa, porque não cobre todas as áreas de contacto sexual.
Quem está em risco de ter uma IST?
As IST afetam ambos os sexos e podem surgir em qualquer idade, mas a maioria dos casos ocorre entre os 15 e os 24 anos de idade.
O número elevado de parceiros sexuais, a idade precoce da primeira relação sexual e a não utilização do preservativo são os principais fatores de risco para se contrair uma IST.
Como se manifestam as IST?
Quando há sintomas, estes podem aparecer logo após o contacto sexual, ou levar semanas, meses ou anos a surgir. Por vezes não há sintomas ou estes desaparecem sem qualquer tratamento, mas a infeção permanece no organismo.
Alguns sinais e sintomas incluem: corrimento anormal da vagina, pénis ou ânus, ardor ou dor ao urinar, feridas ou bolhas na área genital, verrugas genitais, comichão ou irritação na área genital, dor na parte inferior do abdómen ou durante o ato sexual.
As IST podem causar complicações?
Se não forem tratadas, algumas IST podem provocar doenças ou complicações graves como doença inflamatória pélvica, infertilidade feminina ou masculina e alguns cancros, como o cancro do colo do útero, da vulva, da vagina, do pénis, do ânus e também alguns cancros da cabeça e pescoço.
Como se pode evitar uma IST?
A maioria das IST pode ser evitada através do uso de preservativo. Antes do início da atividade sexual deves falar com um profissional de saúde sobre as vacinas atualmente disponíveis (vacina contra o HPV e vacina contra a Hepatite B), para te protegeres destas infeções. Mesmo depois de vacinada/o usa sempre o preservativo, mesmo que utilizes outro método contracetivo.